Pular para o conteúdo principal

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio". E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas.


Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora.

A autora Elisama Santos, em foto de divulgação.
Disponível em www.elisamasantos.com.br

"Mesmo Rio" é o seu livro de estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos, Marília, Lucas e Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio”, pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como nós, o livro fala das tensões das relações familiares, especialmente sobre como cada mãe e cada pai vai agir diferente com cada filha ou filho pelo simples motivo de que as pessoas têm atitudes e percepções diferentes em cada momento da vida, assim como reagem de acordo com o que a outra pessoa tem a oferecer.

Para além das relações de maternidade e paternidade, o livro vai tratar das relações de irmandade e dos relacionamentos amorosos vividos por cada uma das pessoas da família. Assim, é um livro bastante completo sobre as relações humanas. É possível se enxergar em diferentes momentos da narrativa, é possível reviver situações passadas e é possível embarcar na vida de cada personagem, principalmente porque, ao longo dos capítulos, a história é contada sob diferentes perspectivas, tornando a leitura, ainda que curta, bastante intensa.



Livro: "Mesmo rio", de Elisama Santos 
Edição: Record (2022) - 240 páginas
Disponível no Kindle Unlimited
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários

  1. Deve ser bem interessante esse livro.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Pela sua resenha o livro é muito bom, obrigada por compartilhar bjs.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do que li e acredito seja muito bom esse livro! Fiquei curiosa! beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  4. Oie, tão bom encontrar um livro que nos impacta logo de primeira. Ainda não conhecia o livro, fiquei curiosa para saber mais sobre a autora também.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Olá. Obrigada pela visita lá no Doces Letras.
    A premissa não é a que costumo ler, mas sua resenha me despertou uma certa curiosidade, por isso anotei a dica. Bjus

    ResponderExcluir
  6. Olá! Que leitura interessante! Adorei o título. Eu fiquei curioso em saber mais detalhes do livro, do enredo em si, sabe? Me deu a maior vontade de ler. Acho narrativas que tratam de questões familiares sensacionais, principalmente pelo viés psicológico e pelos diferentes focos narrativos, de forma que a gente "veste" a roupa de diferentes personagens a cada foco narrativo que se apresenta... Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Parece um livro bacana de ser lido e gostei de conhecer um pouco da escritora.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Afro
    Deve ser um ótimo livro, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia a autora e o livro. Não é muito meu gênero de leitura, mas parece ser interessante.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi! Não conhecia a obra, mas parece ser o tipo de leitura que nos faz refletir. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a autoria nem o livro mas já anotei.
    está acontecendo neste momento a feira do livro aqui no RS é uma feira imensa
    com vários expositores hótéis lotados essa feira acontece todos os anos neste mês e
    vai até novembro.
    Obrigada por sua visita.
    Boa entrada de mês de novembro.
    janicce.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei intrigado! Se um livro consegue capturar a sua atenção e mantê-la desde o começo, é um sinal claro de que algo especial está a acontecer. Obrigado pela recomendação! 📚👍

    ResponderExcluir
  13. A Elisama é maravilhosa, não?
    Nunca li nada dela, mas acompanho os trabalhos dela nas redes sociais. :)
    Gostei de saber mais sobre o livro.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  14. Hum... fiquei com vontade de ler.
    Esse tema de família é sempre interessante.
    Obrigada pela dica!
    Beijos!
    Ane/A Lua e Eu 🌺

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?
    Achei super interessante a alegoria, e mostra também como a gente pode refletir sobre ser impossível dois filhos serem criados iguais mesmo sendo da mesma família, afinal aqueles pais amadureceram a partir da primeira experiência.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    acho bem legal livros que focam nessa abordagem mais dramática familiar, apesar que o lado paterno sempre me pega mais um pouco. Não conhecia, desejo sucesso a autora.
    Adorei a dica,

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  17. Sim, parece bem interessante. Gostaria de ler.
    Grata.

    ResponderExcluir
  18. Oie, a autora já me instigou a conhecer seus livros. Adorei que está disponível no kindleunlimited.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç