Pular para o conteúdo principal

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆

A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico, nosso rico Rio São Francisco, já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas, no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe, mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco, uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions.

Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju, capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas.

O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, uma hora de volta e uma hora para banho numa grande piscina delimitada bem no rio, próxima aos paredões rochosos. O passeio é bem agradável, é possível ver belas paisagens e a equipe chama atenção para as formações rochosas que se destacam. Como parece ser padrão nesses passeios, há sempre música alta rolando, o que pode desagradar a alguns ouvidos. Na parada para banho há duas piscinas, uma infantil, que considero pequena para atender à demanda, e uma bem espaçosa com 10 metros de profundidade, na qual normalmente se entra com colete para flutuação ou macarrão flutuante, disponíveis na própria plataforma. Na parada também há possibilidade de adentrar em um pequeno barco (pagando separadamente) para ir até fendas mais fechadas, um passeio interessante, porém que considero não valer à pena caso a fila esteja muito grande (fiz na primeira vez, mas considerei impossível fazer na segunda. Acredito que carece de mais organização!), pois vi pessoas utilizando toda a hora disponível para a fila e um rápido passeio que não deve durar 10 minutos, deixando de aproveitar o delicioso banho de rio.

Daí aqui vão mais dois pontos que considero um tanto negativos. O ponto de apoio para acesso ao catamarã é o restaurante Karrancas, onde normalmente é o almoço após o passeio de catamarã. Há opção à lá carte e buffet livre, que costuma ser escolhida devido ao curto tempo entre a chegada do catamarã e retorno à cidade de Aracaju. Os valores não são os mais atrativos, mas a qualidade da comida também não! Poucas opções estavam saborosas, a maioria é apenas mediana e algumas delas não estavam boas.

O segundo inconveniente é o deslocamento de Aracaju até Canindé de São Francisco, mais especificamente até o restaurante de onde saem os catamarãs: o trajeto é longo! Me recordava que era longo, mas pareceu ainda maior. São 3h30min cada trecho, ou seja, sete horas de viagem de van e, apesar das coisas interessantes pelo caminho, cidadezinhas, paisagens histórias e muita vegetação, é bastante cansativo. Na ida há alguma animação, mas, na volta, é comum acabar se rendendo ao sono.

Após essas duas idas não acredito que visitarei os cânions novamente, mas recomendo altamente a visita ao menos uma vez, a paisagem é deslumbrante e o banho delicioso! Talvez seja mais interessante a hospedagem em Canindé de São Francisco, combinando o passeio de catamarã com visitas a outros locais atrativos.

Falei bastante, né? Acho que realmente as viagens me empolgam rsrsrsrs

Já visitou os Cânions do Xingó? Já tinha ouvido falar? 

p.s. fotos não-autorais

Comentários

  1. Muito lindo deve ser por lá e teus relatos ótimos ,mostrando prós e contras... beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que lugar lindo! Vou ser sincera, eu nunca tinha ouvido falar. Adorei essa dica de um roteiro tão diferenciado, Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Que lugar mais incrível, eu quero visitar.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa que lugar mais lindo fiquei apaixonada, gostaria muito de conhecer bjs.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde
    Que lugar lindo, viajar é bom demais, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Nunca visitei, mas fiquei com vontade. As imagens são lindas! Pena a fila tão demorada para visitar as fendas de barco, eu gostaria de ir, mas se estiver lá um dia, pensarei bem se vale à pena.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  7. Olá! Nunca tinha ouvido falar dos Cânions. Achei uma viagem interessante, com seus prós e contras. Adorei a terceira foto, ela me pareceu emocionante! Sou do estado em que o Rio São Francisco nasce, Minas Gerais. Eu tenho um carinho especial por esse rio, por tê-lo visitado aqui em Minas, na cidade de Januária. Fiquei deslumbrado! Imagino que passear pelo rio em outras localidades e conhecer os Cânions do Xingó seja uma experiência emocionante. Gostei demais de ter conhecido essa viagem sua e pretendo fazer algo parecido um dia. Abraço!

    www.oguardiaodehistorias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morro de vontade de conhecer Minas, especialmente as paisagens naturais, seus rios e cachoeiras. Espero poder fazer isso em breve.

      Excluir
  8. Um paraíso terrestre!
    Beijinhos viajantes!
    👄👄👄Megy Maia

    ResponderExcluir
  9. A minha família é de Arapiraca em Alagoas, graças ao meu falecido vô que veio de lá. Quando era pequena, fizemos uma viagem de carro até lá para meu avô matar a saudade, com isso eu conheci o Velho Chico e é uma memória que guardo no coração até hoje.
    Agora como adulta, adoraria visitar.
    Imagens belíssimas!

    Abração,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  10. Viajar é bom demais! ♥
    E que lugar incrível esse, acho que eu nunca tinha ouvido falar e amei muitooo!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Só de ver as fotos, já fiquei com vontade de fazer esse passeio. Não sabia que era possível passear no São Francisco. Deve ser incrível.
    Bjus!!!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  12. Que lugar lindo, eu amei as fotos.
    Eu tenho um ódio de pagar caro em comida ruim, fechou a cara na hora kkk
    Lugares assim mais afastados só é bom visitar uma vez e a próxima vez só depois que esquece a distância de tudo
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Um lugar tão lindo cheio de maravilhas da natureza; e com musica alta;
    estava super animada k, até tu falar da musica alta k.
    Tem muitos países que detestam brasileiros por seu mau comportamento e um deles
    é essa musica altíssima!
    Está rolando uma campanha no RS para banhistas não levarem aquelas picapes de som pra praia, e se quiserem escutar seu som que levem fones...
    E já tem gente se sentindo injustiçado kkkkk. tá dificil viu, k.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou uma grande entusiasta dessas leis que proíbem caixas de som em locais como praias, já passei por muitas experiências desagradáveis. Em passeios coletivos como esse, parece que não tem como fugir...

      Excluir
  14. Oi!
    Nunca passeei em um cânion e acho as fotos de cânions tão lindas que me pergunto se eu iria gostar, não tinha ouvido falar o do Xingó e que pena que na parte de comida a experiência não foi tão boa.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus, que ligar mais lindo! :)
    Não conhecia - obrigada pela dica - e já quero colocá-lo na minha lista de futura viagens. :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  16. Olá AfroSoteroWoman!

    Que delícia de relato! As suas aventuras pelos Cânions do Xingó levam-nos a sonhar junto consigo. Mesmo com os contratempos, como o longo trajeto e o restaurante com comida apenas mediana, a beleza das paisagens e a experiência refrescante do banho no rio compensam tudo. As suas palavras despertam a vontade de embarcar nessa jornada e explorar as maravilhas que o Rio São Francisco tem a oferecer. Obrigado por compartilhar suas experiências de viagem conosco! Abraços 🤗

    ResponderExcluir
  17. Eu amei esse lugar, as fotos são incríveis, um sonho de lugar.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu post, afinal amo viagens. Achei lindas as fotos.
    Apesar dos pontos negativos como viagem muito longa,
    com certeza é um belo passeio!
    Beijos nas bochechas! 😃

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?
    Eu adorei o seu post, inclusive por mostrar todos os pontos positivos dessa lindeza, assim como também os pontos não tão legais e as dificuldades.
    Meu pai é de Aracaju e eu adoraria conhecer essa cidade. Seu post me deu bons motivos pra isso. ♥
    Mas confesso que fiquei um pouco intimidada com as 3h30 de ida e as 3h30 de volta. Realmente me parece cansativo, ainda que o trajeto tenha coisas interessantes. Mas esses cânions com um banho nesse rio-mar lindo... olha, é uma beleza só!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Que lugar incrível, já querendo demais conhecer pessoalmente as fotos trás tanta paz e tranquilidade.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, bom dia, querida!
    Dia 5 de abril estarei lançando livro novo, em Porto Alegre, vai rolar transmissão ao vivo! Chegue junto! Bj

    ResponderExcluir
  22. Passeio incrível. Sonho de lugar.
    Beijos.



    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Mais um lugar lindo desse país que entra pra lista para conhecer.
    A segunda foto é muito convidativa hahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio" . E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas. Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora. A autora Elisama Santos, em foto de divulgação. Disponível em www.elisamasantos.com.br "Mesmo Rio" é o seu livro de  estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos,  Marília,  Lucas e  Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que  “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” , pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como n