Pular para o conteúdo principal

Cataratas do Iguaçu e a cidade de Foz do Iguaçu

Foto autoral. Cataratas do Iguaçu.

Há algum tempo adquiri um Diário de Viagem e como registrei uma viagem feita no final do ano passado, resolvi compartilhar aqui sobre a visita à Foz do Iguaçu.

Após a visita, lendo uma matéria sobre a cidade, uma pessoa responsável pelo turismo na cidade falou algo mais ou menos assim: "Foz do Iguaçu não é uma cidade turística, mas uma cidade com atrativos turísticos". Não poderia concordar mais! Primeiramente, ela é agraciada pelas belas Cataratas do Iguaçu, um local com beleza indescritível e que atrai visitantes de todo o mundo, depois a sua localização de fronteira a faz muito interessante e, por último, criou uma série de outros atrativos para turistas.

O passeio pelas Cataratas do Iguaçu foi feito ao longo de toda uma tarde. A trilha é bem tranquila e com paisagens de tirar o fôlego. Indescritível! Logo no início é possível sentir os respingos, mas na passarela foi onde realmente me molhei bastante, uma experiência deliciosa! Como havia chovido bastante, o volume de água estava bem intenso, lindo de se ver, mas as águas estavam escuras. Infelizmente não fiz o passeio "Macuco Safari", no qual se entra no rio dentro de um bote, chegando bem perto das quedas d'água, pois o valor é bastante alto $$$$$

Foto autoral. Obelisco central do Marco das Três Fronteiras e o rio ao fundo.

Após sair do parque, fui para o Marco das Três Fronteiras, perfeito para o pôr-do-sol, não apenas pela vista proporcionada nesse horário, mas também porque a partir das 18h acontecem shows temáticos com dança e música dos três países: Brasil, Argentina e Paraguai. O local, que é acessado mediante pagamento de ingresso, também conta com um restaurante e com barracas de comidas típicas dos países e eu escolhi comer empanada argentina.

Outra atração focada no turismo é o Dreams Park Show, um complexo composto pelo Museu de Cera, Vale dos Dinossauros, Bar de Gelo, Maravilhas do Mundo e Dreams Motor Show. Esse posso dizer sem medo que não vale a pena! 😔😑 A não ser que você adore atrações desse tipo ou esteja com criança, é uma atração apenas focada em entreter turista e cobrar caro por isso. Fui em um dia de chuva, adequado para isso e sem muitas opções. Paguei por algumas atrações em um pacote e ganhei uma cortesia no hotel. O museu de cera é como qualquer outro (um tipo de atração que não me interessa muito), Maravilhas do mundo (a cortesia, consiste em uma série de réplicas de construções ao redor do mundo, poucas são bonitas), Dreams Motor Show não passa de um restaurante (comida muito boa, por sinal, em especial o buffet livre do almoço) com algumas motos em exibição e o Bar de Gelo, a única atração que realmente queria ir, pois ainda não havia visitado um, foi uma decepção. Espaço pequeno e lotado! Não fui informada de que precisaria agendar um horário antes, então quando quis entrar, não havia mais horários, apenas bem mais tarde. No final das contas, me encaixaram em um horário, mas era visível que o local não comportava aquele número de pessoas, a disputa por bebidas era grande, a vestimenta dada não dava conta do frio intenso e era uma confusão de pessoas que mal conseguiam se mover.

Foto autoral. Vista da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu foi uma grata surpresa. Fiz o passeio panorâmico para aproveitar a oportunidade da estadia na cidade e foi ótimo, muito organizado e as instalações são simplesmente impressionantes. Conheci um pouco mais sobre a história da usina e sobre o processo de produção de energia.

Foto autoral. Estátua de Buda e vista do parque no Templo Budista em Foz do Iguaçu.

Uma experiência também proporcionada pela estadia na cidade foi a de conhecer um pouco mais sobre outras culturas. Há um Templo Budista na cidade, aberto à visitação gratuitamente. Ele fica localizado nas proximidades da Usina e fui para lá na passagem, mas já aviso que ele é pouco isolado e não é tão simples encontrar transporte por aplicativo. Ele é bem bonito, um espaço aberto e amplo, ótimo para descansar na grama, mas não fiquei muito tempo justamente por causa da questão do transporte (o motorista se ofereceu para me esperar pois seria vantagem para ambos). As esculturas externas são lindas e há uma lojinha, no entanto, não há muitos informativos sobre a religião.

Foto autoral. Vista externa da Mesquita em Foz do Iguaçu.

Já na região próxima do centro (voltei andando para a minha hospedagem), está a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab. Atualmente a mesquita cobra ingresso para visitação e isso inclui roupas, caso a pessoa esteja com roupas curtas, e a colocação do véu em mulheres. É exibido um vídeo explicativo sobre a religião islâmica e é dado um alcorão. Também é possível conversar e tirar dúvidas. Ao final, visitei o interior do templo, porém apenas em uma área demarcada, um pouco menor do que esperava. Foi interessante porque não conhecia uma mesquita e não há na minha cidade, mas não foi tão interessante. Em frente há algumas lojas típicas árabes: uma lanchonete, uma loja de itens variados e, claro, uma doceria com opções deliciosas e um dos principais motivos da minha visita 😋

Não poderia deixar de mencionar a obrigatória visita ao Paraguai, mas isso vai ficar para o próximo post...

Comentários

  1. Olá! Obrigada pela visita e comentário em meu blog, volte sempre!
    Pelo que li vc já teve um blog e agora está voltando a blogar, bem vinda de volta! Eu nunca consegui deixar de blogar completamente, já entrei em hiatus mas voltei. Muito boas suas informações e relato de sua visita a Foz do Iguaçu, ainda não conheço mas irei lá um dia!
    Beijos! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ane. Isso, fiquei longe durante anos e agora estou de volta!
      Que bom que gostou, agradeço pela visita e pelo comentário.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi!
    Tenho as Cataratas do Iguaçu como prioridade para futuras viagens e mesmo já tendo lido vários posts sobre experiências no lugar, ainda não tinha lido sobre a presença de espaços religiosos de religiões pouco praticadas na região, tenho curiosidade de visitar um templo budista.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui a Foz, mas é um dos meus desejos para esse ano. Deve ser lindo. E obrigado por falar sobre as atrações que não valem a pena... sempre bom saber... eu também não sou muito fã de museu de cera.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. obrigada pela sua vesoita no meu cantinho volte sempre lindas fotos nao conhecia obrigada por partilhar bjs saude

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio" . E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas. Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora. A autora Elisama Santos, em foto de divulgação. Disponível em www.elisamasantos.com.br "Mesmo Rio" é o seu livro de  estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos,  Marília,  Lucas e  Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que  “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” , pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como n