Pular para o conteúdo principal

"Laranja Mecânica" - resenha de livro

 
Livro: "Laranja Mecânica", de Anthony Burgess
Edição: Editora Aleph (2019) - 253 páginas
Lido no Kindle - disponível no Prime Books
Nota: ⭐⭐⭐⭐

"Laranja Mecânica" é um clássico distópico e um livro que quero ler há muitos anos, juntamente com a vontade de assistir ao filme originado dele (ainda não visto!). Foi a minha primeira leitura concluída em 2023, logo no comecinho de janeiro, e não foi uma leitura tão rápida, especialmente no início.

O livro é dividido em três partes, cada uma delas com sete capítulos (algumas edições modificaram o número de capítulos, mas essa mantém a divisão original). Não costumo ler longas notas introdutórias, mas li a nota de tradução desse livro e ela foi muito importante para a minha compreensão. 
O livro utiliza uma linguagem original, a "nadsat", um vocabulário utilizado por uma gangue de jovens criado pelo autor com inspiração no russo e no cockney, modo de falar da classe operária britânica. O livro conta com um glossário nadsat ao final do livro, mas segui a recomendação de não traduzir as palavras durante a leitura para ter a experiência de estranhamento proposta pelo autor.

A parte um do livro, que contextualiza a vivência do grupo de jovens e é carregada de expressões em nadsat, foi uma experiência de leitura mais morna, por relatar atos cotidianos e pela dificuldade causada pelo vocabulário. No entanto, a partir da segunda parte, em que fatos importantes acontecem, é possível mergulhar no cenário distópico carregado de críticas sociais ambientado pelo autor e passei a devorar o livro com muito entusiasmo.

Apesar de receosa pela vivacidade gráfica que imagino que a adaptação leve para as telas, ainda mantenho o filme nos meus planos e devo assisti-lo assim que tiver oportunidade.

Comentários

  1. Oi!
    Já tentei ler esse livro mais de uma vez e não consegui finalizá-lo, pretendo tentar mais alguma vez e vou seguir a dica de não ir atrás do significado das palavras!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nunca assisti ao filme e nem li o livro em suas várias versões. Já ouvi muitas pessoas comentando mas ainda não tive coragem. Não tenho certeza se faz meu estilo.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já quase assisti esse filme quando estava na faculdade por recomendação de um colega, mas acabei não vendo exatamente pela representação gráfica da violência. Talvez ler o livro primeiro me prepare melhor para o que irei assistir.

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u...

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma ...

BERLIM e sua história...

A parada seguinte do mochilão pela Europa foi em Berlim. Se você é uma pessoa acostumada apenas ao calor, como eu, sugiro repensar ir em época de frio muito intenso. Apesar de ter gostado muito da cidade e ter tentado aproveitar ao máximo a minha estadia, se não fosse pelo frio, acredito que teria aproveitado mais. Breve nota sobre o clima 🥶: ainda que tenha usado roupas apropriadas ( poderiam até ser melhores , mas foram suficientes), há coisas como a respiração em caminhadas com o vento gelado batendo que não tem muito como solucionar. Tirar as luvas momentaneamente também era uma tortura. No final das contas, me vi caminhando pelas ruas centrais, parando em cada loja de souvenir possível, apenas para me abrigar do frio. Além disso, no frio é normal que as pessoas não fiquem nas ruas até tarde, (apenas alguns turistas insistentes) então, a cada dia eu prometia que iria voltar pro hotel mais cedo para fugir do frio e das ruas escuras e desertas. E nem mesmo o metrô era um abrigo per...