Pular para o conteúdo principal

O ano (ou o momento) do cansaço




Como você descreveria o seu ano de 2023? 
O cansaço quase sempre se faz presente e, ainda que não tenha sido o ano inteiro, pelo menos nos momentos finais o cansaço costuma aparecer com muita intensidade, ditando o tom para esse fim.

Estava sumida por esse motivo... Por muitos dias esqueci completamente que existia blog, esqueci ou não havia mais tempo para fazer o que fazia quando não estava atolada em trabalho e em atividades demandando a sua vez na lista de prazos a cumprir.

Quando as atividades se apresentam dessa forma não há solução a não ser mudar todo o ritmo e se adequar à nova realidade que se impõe, além de torcer para que passe logo. Afinal, via de regra, isso passa, é só um momento que, por mais que pareça eterno, acaba!

E assim vai acabando 2023, alguns dias, pouco mais de uma semana para chegar ao fim.
2023 foi o ano em que, finalmente, terminei o meu doutorado, um importante ciclo se fechou para que novos planos possam surgir. 2023 foi o ano de poucas viagens, poucos momentos de lazer, mas um ano de casa nova (literalmente), sendo um passo dado para que eu possa usufruir de momentos futuros. E assim eu quero encerrar o ano: pensando que o cansaço é temporário e que foi importante para que o gozo venha depois.

Como está sendo seu final de ano por aí? Muita reflexão? Muitos planos? Me conta aqui.

Comentários

  1. Nessa época do ano, o cansaço aparece mesmo!
    Desejo pra ti e teus todas as alegrias e bençãos no Natal e um lindo e iluminado 2024! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Tired as well -Christine cmlk79.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O cansaço chega na gente mesmo principalmente neese final de ano, desejo um Feliz Natal pra você bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que seu 2023 foi bom. Que o próximo ano seja ainda melhor! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O tempo vai passando e vai encurtando espaço para muito mais.
    Tudo na vida é tempo e controlá-lo é já uma forma de o poder usufruir melhor.
    Bom Ano 2024.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  6. O cansaço às vezes se impõe e mói. Há que respeitá-lo e fazer-lhe frente também. Parabéns pelo que alcançou.

    Deixo os meus votos de feliz e santo Natal e um bom Novo Ano de novas realizações e, sobretudo com saúde e paz, no Amor de Jesus, Deus-connosco.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Esse final de ano também me deixou bem cansada. Que seu natal seja incrível, de descanso e união junto da família.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei a reflexão e saber como foi o seu ano me fez refletir um pouco mais no meu. Também mudei de casa e foi um ano com poucos passeios, épocas de muita correria e épocas de calmaria e faz parte. Tudo passa e temos que ser gratos pelo que conseguimos viver e construir.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Acho que cansaço resume aqui tb.
    Foi o ano que menos consegui blogar, pratiquei muito autoconhecimento q pude dar sentido a umas coisas que estavam bloqueadas e tals.
    E né encerramento de ciclo é importante pra gente seguir, ficar preso só repete coisas.
    Te desejo muito sucesso e boas novas nessa sua nova jornada.

    desejo um feliz natal e um próspero ano novo :D
    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Afro
    Parabéns pelo doutorado e pela casa nova, passei bem 2023, graças a Deus. Feliz Natal e um 2024 repleto das bênçãos do Senhor, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi! Meu final de ano está bem diferente do que esperei e acho essa época, entre outubro e dezembro, exaustiva demais. Um Feliz Natal!
    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Olá olá!

    É verdade... a vida de vez em quando vai-nos passando a perna e temos que alterar certas coisas que não queríamos de todo que fossem alteradas. Mas todos nós compreendemos, espero que daqui para a frente consiga ter mais tempo para as coisas que gosta e ser feliz 🤗

    Beijinhos, um feliz Natal juntos dos seus 🎄

    ResponderExcluir
  13. Estou bem cansada e esgotada. Infelizmente perdi minha mãe esse ano e aos poucos estou me recuperando desse luto.
    Big Beijos e boas festas
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito por isso. Desejo que o ano de 2024 seja de muita luz e superação para você.

      Excluir
  14. Nossa, nem fala de cansaço. Acho que todo fim de ano o ritmo é esse mesmo. Parabéns pelas duas conquistas. Eu ainda estou me organizando para começar os planos para 2024. Um excelente ano para nós!

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, escrevi um post justamente sobre isso. Ando tão cansada que preciso recalcular a rota. 2023 foi um ano pesado pra mim. Espero que 2024 seja melhor para todos nós!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  16. Realmente o cansaço me pegou. Um desânimo descomunal. Espero que passe logo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Por aqui foi cansaço mental puro. Para o blog foi bem ruim.
    Mas foi bom para eu rever umas coisas boas.
    Espero que 2024 seja melhor pra vc e que transborde de ânimo e criatividade.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  18. que tenhas um bom ano :)

    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Um bom começo de ano para ti e para os teus.
    janicce.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio" . E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas. Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora. A autora Elisama Santos, em foto de divulgação. Disponível em www.elisamasantos.com.br "Mesmo Rio" é o seu livro de  estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos,  Marília,  Lucas e  Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que  “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” , pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como n