Pular para o conteúdo principal

"A Cor Púrpura" - livro, filme e musical

"A Cor Púrpura" é uma tocante história que me marcou desde o primeiro contato. A vida de uma garota negra, no Sul dos Estados Unidos, marcada pela miséria, racismo e misoginia, mas também uma história de amor entre duas irmãs, separadas pela distância e pelo tempo e unidas pela alma. Além da força das relações de sangue, a irmandade entre Celie e Nettie e a maternidade de Celie com filhos oriundos de abuso e separados dela logo após o nascimento, "A Cor Púrpura" é também uma ode à sororidade, principalmente na união entre mulheres negras cuja pobreza e violência são um ponto em comum.

Apesar do meu primeiro contato ter sido com o filme, começarei falando do livro. Escrito por Alice Walker, a obra lhe rendeu o Prêmio Pulitzer, se tornando a primeira escritora afro-americana a ganhá-lo. Um romance epistolar - escrito em forma de cartas - cartas nunca enviadas escritas por Celie destinadas a Deus e à sua irmã Nettie e também cartas de Nettie para sua irmã. 

Livro: "A Cor Púrpura", de Alice Walker
Edição: Círculo do Livro (1982) - 258 páginas
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Adquiri uma antiga edição em capa dura (minha grande paixão!) em um sebo, em 2018, e por um tempo ele ficou guardado, mas foi o primeiro livro que li no período mais crítico da pandemia, quando retomei o meu hábito de leitura após um tempo sufocada pelo trabalho e estudos.

Mas, como disse, o meu primeiro contato com a história foi com o filme. Um colega de faculdade, por volta de 2010, me falou sobre ele, gravou uma cópia em DVD do filme e me presenteou. Fui arrebatada pela história imediatamente!

Filme: "A Cor Púrpura" (1985), 153 minutos
Direção: Steven Spielberg
Elenco Principal: Whoopi Goldberg, Danny Glover, Oprah Winfrey, Margaret Avery e Akosua Busia
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

O filme tem um elenco quase todo negro, com a incrível Whoopi Goldberg no papel de Celie e Danny Glover e Oprah Winfrey em papeis de destaque, foi dirigido por Steven Spielberg e teve Quincy Jones como um dos produtores e também compositor de uma música da música tema. O filme recebeu dez indicações ao Oscar (melhor atriz, atriz coadjuvante, música original, dentre outros), mas não ganhou nenhum, apesar de ter rendido o Golden Globe de melhor atriz para Whoopi (merecidíssimo!!!)


Peça: "A Cor Púrpura - o musical"
Direção: Tadeu Aguiar
Elenco Principal: Amanda Vicente, Flavia Santana, Wladimir Pinheiro, Erika Affonso, Caio Giovani e Lola Borges
Exibição: 04 de março de 2023, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Salvador-BA
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Por fim, falarei do musical. Musical da Broadway adaptado no Brasil por Artur Xexéo, estreou em 2019 e, já há algum tempo, ouço falar em exibições dele em São Paulo e no Rio de Janeiro. Finalmente em 2023 chegou em Salvador, em duas exibições. Quero destacar que não sou fã de musicais (filmes, pelo menos) e foi a minha primeira experiência com musical em teatro, mas não podia perder pelo amor que tenho pela história. 

Uma produção emocionante, executada com maestria do início ao fim. No palco, uma estrutura giratória dá movimento e leveza às três horas de espetáculo. 

Assim completo, por ora, a minha história com "A Cor Púrpura"...

Comentários

  1. Confesso que não conhecia, por isso agradeço a sugestão!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  2. Que história linda a sua leitura com essa obra potente que tem várias adaptações. Fiquei super encantado com as suas palavras sobre sua leitura e também seu histórico ao assistir o filme. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, também recomendo! Sempre importante disseminarmos, há tanto (e sempre haverá) por descobrir... V(o)amos juntos! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, maravilhoso, né? Difícil ver alguém que tenha tido contato com a obra e não tenha se apaixonado também.

      Excluir
  4. Oi! Eu tenho bastante vontade de ler o livro, sempre vejo comentários do quanto a história é marcante. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis ver/ler esse filme/livro, nunca deu certo.
    Quem sabe agora? Obrigada pela excelente dica!
    Boa semana! Beijos! 😘📘

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já vi comentários de pessoas dizendo que gostam bastante da obra, mas nunca dão detalhes sobre ela, por exemplo eu não fazia ideia que tinha o formato epistolar e é um formato que venho gostando bastante ultimamente, por isso já coloquei na meta de leitura.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado dos comentários. Espero que possa lê-lo em breve e depois me conta o que achou!

      Excluir
  7. Já ouvi falar da história, mas nunca tive a chance de conhecê-la. Gostei desse seu relato sobre a experiência com o livro, o filme e o musical. Vou procurar para ler (ou assistir) o quanto antes!

    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  8. Nossa, lembro na época da faculdade... eu ia na biblioteca e sempre via livros e filmes sobre essa história. Mas nunca cheguei a ler ou assistir. Mas sei que a história é bem forte. Quem sabe não é a oportunidade de conhecer.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio" . E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas. Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora. A autora Elisama Santos, em foto de divulgação. Disponível em www.elisamasantos.com.br "Mesmo Rio" é o seu livro de  estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos,  Marília,  Lucas e  Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que  “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” , pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como n