Pular para o conteúdo principal

"Kindred" e Octavia Butler - resenha de livro

Imagem não-autoral. Disponível em https://resenhandosonhos.com/kindred-lacos-de-sangue-octavia-e-butler/

No último dia 13 de maio completaram-se 135 anos da Abolição da Escravatura (recente, né???). E a data me recordou de um dos meus livros favoritos cuja história se relaciona a uma situação que pode parecer cômica, mas não é. Você já ouviu alguém falando que nasceu na época errada, que gostaria de ter nascido alguns séculos antes? Pois é, essa pessoa deve ser branca, porque para pessoas negras, nascer em outra época teria sido ainda pior do que é hoje.

É o que nos mostra a história contada em "Kindred" (no Brasil, "Kindred: Laços de Sangue"), escrito por Octavia Butler, considerada uma das maiores escritoras de ficção científica do mundo, apesar de ainda pouca conhecida no Brasil (I wonder why...).

Dana, uma jovem escritora moradora de Los Angeles em anos mais recentes, involuntariamente passa por viagens no tempo em que é levada para o passado em um período pré-guerra civil nos Estados Unidos. Sempre transportada para uma fazenda estilo plantation e seus arredores, as viagens parecem sempre se conectar a um garoto branco e momentos importantes da sua vida. Com viagens que duram cada vez mais tempo, Dana precisa aprender a viver naquela sociedade em situação de escravização, enquanto tenta fugir de uma realidade tão distante da que vivia ao mesmo tempo em que se conecta com o seu passado e ancestralidade.

Em 2022 a FX lançou um série de televisão baseada no livro, porém a recepção não foi tão boa e a série foi cancelada após apenas uma temporada. Ainda não a assisti, mas pretendo iniciar em breve. 

Quer conhecer mais sobre a escritora? Octavia Butler escreveu três séries de livros: a série "Patternist", ainda não publicada integralmente aqui no Brasil, a trilogia "Xenogenesis" e a dualogia "Semente da Terra" (irei iniciar esta semana a leitura do livro "A Parábola do Semeador" para acompanhar uma leitura coletiva. Estou bem empolgada!). Além disso, ela possui dois livros de contos (o conto principal, Bloodchild, pode ser adquirido gratuitamente na Amazon, em inglês) e mais um romance além de "Kindred".


Livro: "Kindred", de Octavia E. Butler
Edição: Editora Morro Branco (2019) - 424 páginas
Publicação Original: 1979
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Comentários

  1. Não é muito a minha vibe de livro, mas achei bem interessante hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro. Gosto de histórias que tratam de viagem no tempo e achei interessante a trama.

    Abraço;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Aí está um livro que está faz um tempinho na minha lista e desejo muito ler. Vejo que a história sempre gera comentários positivos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Parece ser interessante este livro. Fiquei curioso. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu tenho outro livro da autora como meta de leitura esse ano (Despertar). Gosto de histórias de viagem no tempo especialmente em séries, mas não tenho muito o hábito em relação à livros.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovana, que legal. "Despertar" faz parte de uma trilogia, não é? Irei iniciar em uma leitura coletiva "A Parábola do Semeador".
      Depois me conta se gostou de "Despertar"!

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Esse também é meu livro favorito! Não soube que teve uma adaptação, que pena que não deu certo.

    Até mais!
     www.relatosdalih.com.br 💜

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esta escritora, me parece muito interessantes
    os temas sobre os quais ela escreve! Um abraço e boa semana! :)

    ResponderExcluir
  8. Não fazia ideia que a abolição da escravatura tinha sido tão recente. (Se bem que ainda existe).

    Gostei de conhecer esse livro e vou pensar seriamente em o ler! :)

    Atenciosamente,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei bem ligado na resenha. Gostei demais, o que me faz querer ler o livro. Espero fazer isso em breve! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Caso leia o livro, me conta depois o que achou!

      Excluir
  10. O livro parece muito bom e com um tema super atual. Realmente não deve ser fácil voltar no tempo sendo uma pessoa negra. A abolição da escravatura é bem recente mesmo e ainda temos muito o que aprender sobre esse fato de nossa história.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  11. Não conheço o livro fiquei curiosa :)~
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser bem importante, de um tema muitooo importante.
    Não conhecia, mas gostei muito!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu li esse livro recentemente e amei demais. A história prende muito, além de todo conhecimento sobre a escravidão americana, achei incrível!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio" . E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas. Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora. A autora Elisama Santos, em foto de divulgação. Disponível em www.elisamasantos.com.br "Mesmo Rio" é o seu livro de  estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos,  Marília,  Lucas e  Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que  “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” , pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como n