Pular para o conteúdo principal

PARIS: la ville de rêves...


Há algum tempo descobri que há uma palavra japonesa que expressa a decepção da chegada em Paris e esse sentimento pode ser chamado de "Síndrome de Paris". Sim, Paris pode ser decepcionante e eu experimentei isso! Após uma longa viagem de ônibus + ferry + ônibus, cansaço, odores desagradáveis, tratamento nada cordial, pensei: "Paris não é tudo isso. Que cidade esquisita...". Entendam, o odor que senti na minha primeira parada em uma estação de metrô em Paris foi tão desagradável que eu, literalmente, vomitei. Desculpem-me por começar assim...

Fiquei em Paris por, aproximadamente, seis ou sete dias e a sensação descrita acima durou cerca de um dia, mas passou e, quando eu saí, já estava encantada por Paris e entendendo o porquê de Paris ser a cidade dos sonhos de tanta gente... Consegui até utilizar um pouco do meu francês, mas, em locais turísticos, o inglês era muito comum.

Fiquei hospedada em um Airbnb super pequeno, mas super aconchegante, em uma excelente localização, próxima à Place de la République, onde li relatos emocionantes deixados pelas pessoas, especialmente imigrantes. De lá era possível caminhar até locais importantes como o Centre Pompidou e à Notre-Dame. Enfim, caminhar pelas ruas de Paris e ao redor do Rio Sena foi, simplesmente, encantador!


Também preciso destacar que tive o prazer de passar o Natal lá e ver a Champs-Élysées toda decorada e iluminada, com barraquinhas natalinas que adicionaram um toque especial à estadia. Na clássica visita à Tour Eiffel (depois de uma longa fila num frio e vento congelante!), não apenas subi até o topo e bebi um chocolate quente aproveitando a vista, mas tive uma baita surpresa quando descobri que em um dos andares havia uma pista de patinação no gelo que poderia ser utilizada sem pagar nada a mais e por tempo indeterminado - foi a minha primeira vez (e única, até o momento) patinando no gelo e considerei até mais fácil do que a patinação tradicional, uma ótima experiência! Além de apreciar a vista do alto, à noite a torre fica toda iluminada e com luzes piscando a cada hora para se apreciar do chão.


Os pontos turísticos não decepcionaram: a Sacré-Cœur e o bairro de Montmartre, l'Arc de Triomphe, todos belos! Saindo da cidade de Paris, visitei Versailles, que achei deslumbrante mesmo sem a vivacidade dos jardins por ser inverno. Sem contar os museus! Como estava com visto de estudante da Inglaterra (quando ainda fazia parte da União Europeia), até uma certa idade, estudantes não pagam entrada nos principais museus (não sei se ainda é assim...), então pude visitar museus espetaculares sem pagar nada, como o Musée d'Orsay e, claro, o Louvre - posso dizer que ele realmente é lindo, tem um acervo incrível e variado, mas é enorme e a visita é bastante cansativa. É bem difícil localizar alas específicas (quando precisei ir ao banheiro, o segurança me indicou ir até a saída do museu - longe, mas fácil de achar e onde teria um banheiro - e depois retornar 😲) E acho que nem precisa falar da "Monalisa", né? Já devem saber que o quadro não é tão grande, ficamos distantes, pois há uma proteção ao redor, ela fica protegida por um vidro e a sala está sempre lotada de gente!


Não tive muitas experiências gastronômicas por causa dos preços ($$$), mas experimentei os deliciosos chichis (os churros franceses acompanhados de Nutella), macaronscrêpecroissant e outras delícias... O interessante de ficar em uma área residencial é que frequentemente ia ao mercado comprar coisinhas como uma verdadeira parisiense, pude me sentir realmente como uma residente, mesmo que por alguns dias apenas.

No final das contas, certamente já deu pra perceber: saí de Paris encantada, já tinha até esquecido da tal decepção! 




Comentários

  1. Oie!
    Essa semana viralizou um video de um rapaz andando normalmente e os ratos correndo pela rua, né? Nos livros, filmes, a imagem é diferente, mas todo lugar tem seu onus e seu bonus!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que bom que a primeira impressão não foi a que ficou e depois sua viagem foi ótima. Essa cidade sempre encanta em livros e não nego minha vontade de conhecer. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não estar no meu top, existem locais em Paris que adoraria visitar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  4. Não conheço Paris, mas quero visitar algum dia. Estou com planos de ir a Europa e quem sabe não tire alguns dias para ir a Paris.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Que legal. Posso dizer que me decepcionei um pouco com Paris, e um pouco da "sujeira" em alguns lugares, mas realmente é um lugar encantador, com ótimos museus e lugares para visitar.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho muita vontade de conhecer Paris. Senti um pouco o que você sentiu quando fui à Roma, em especial ao Vaticano. As salas muito cheias e as obras de arte (como La Pietá) pequenas beeem longe da gente. Mas andar pelas ruas de Roma, fazer compras nos mercados, passear pela Via Ápia, foi uma experiência ímpar!

    ResponderExcluir
  7. ola pode ser muito bonito o que o é mas para mim nao da pois cada vez que lavou fico sempre doente mas isto sou eu desejo tudo de bom uma feliz semana bjs saude

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi muitooo sobre isso de Paris decepcionar!
    Mas de qualquer maneira adorei as fotos e saber mais sobre esse lugar.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que relato incrível! É inspirador ver como você superou a deceção inicial em Paris e se deixou encantar pela cidade. Obrigado por partilhar a sua jornada e por nos lembrar que, às vezes, é preciso dar uma segunda oportunidade antes de descobrir a verdadeira magia de um lugar. Paris realmente tem o poder de surpreender e encantar. Abraços... 🥰

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu relato, principalmente pela sinceridade. Que bom que no final você acabou tendo uma experiência positiva. Tenho vontade de conhecer Paris, mas se precisar escolher apenas um lugar no mundo, certamente seria Londres.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Depois que eu vi uma galera comentando de como é o metrô de Nova York eu fui cravando com certeza de que toda cidade turística tem algum problema grande, mas que bom que a sua viagem foi super positiva nos pontos turísticos!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Menina, que bom que depois de um início tenso, você conseguiu curtir sua experiência em Paris. Se eu tivesse a oportunidade, com certeza eu iria visitar aquele lugar, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio" . E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas. Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora. A autora Elisama Santos, em foto de divulgação. Disponível em www.elisamasantos.com.br "Mesmo Rio" é o seu livro de  estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos,  Marília,  Lucas e  Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que  “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” , pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como n