Pular para o conteúdo principal

Será o fim das sacolas de plástico?

Eu não sei se vocês perceberam a referência, mas ao me intitular afroSOTEROwoman indico algo importante sobre mim: sou soteropolitana, ou seja, uma pessoa nascida em Salvador (sou nascida, criada e residente em Salvador - eu sei, muito tempo por aqui...)

Então, vim falar de algo que aconteceu recentemente por aqui, mas não se limita à essa cidade. No mês passado foi sancionada uma lei que proíbe que estabelecimentos da cidade utilizem sacos e sacolas plásticas não recicláveis - veja aqui na íntegra.

Já há algum tempo tenho me assustado e ficado bastante preocupada com a quantidade de lixo que produzimos no dia a dia. São inúmeras embalagens de alimentos, produtos cosméticos e de limpeza, sem contar as inúmeras caixas e embalagens de produtos variados que recebo quando compro online

Tenho compartilhado as minhas experiências de viagem na Europa e aquele foi um dos momentos de alerta para mim, pois os mercados das cidades europeias já há muito tempo não utilizavam essas sacolas que recebemos gratuitamente aos montes em mercados daqui. Lá, pagava-se por cada sacola (quando tinham essa opção, pois não eram todos), utilizava-se uma sacola retornável ou simplesmente os itens eram levados na mão ou em mochilas e bolsas de uso cotidiano e, assim, me adaptei: deixava na bolsa algumas sacolas plásticas que comprei no início, antes de entender a dinâmica, e as reutilizava, mesmo que em mercado de rede diferente. Depois, comprei algumas retornáveis, que voltaram comigo para o Brasil e utilizo até hoje e, quando não estava preparada, colocava na bolsa mesmo.

Também há alguns anos, aqui mesmo em Salvador, começaram a abrir mercados de atacado e esses não dão as tradicionais sacolas plásticas: vendem sacolas plásticas bem grandes, vendem sacolas retornáveis e fornecem gratuitamente as caixas que embalavam os produtos antes deles irem para as prateleiras e que são deixadas pelos expositores. Ao comprar nesses mercados, arrumava as compras em caixas, alguns itens poderiam até ir soltos no carro e, ocasionalmente, comprava uma única sacola grande para itens de limpeza, por exemplo.

Hoje, tenho algumas sacolas retornáveis no carro, uso sempre que faço compras grandes, tento lembrar de usá-las quando faço compras pequenas e rápidas também e, sempre que possível, evito pegar sacolas em estabelecimentos de outros tipos: se é um item único, pequeno, levo na bolsa ou na mão; se estou pelo shopping e já comprei em outras lojas, coloco os itens novos nas sacolas já existentes. Assim vou levando e, para o meu espanto, costumo receber olhares de estranheza quando recuso sacolas plásticas, mesmo que tenha comprado um item que já vem em embalagem fechada de plástico e querem colocar em mais uma embalagem de plástico 😩😩

Além disso, reutilizo as caixas e embalagens de entregas online colocando lixo antes de descartá-las. Outra estratégia que adoto é o uso de produtos com refil ou em embalagens maiores que, apesar de ter plástico em sua composição, a quantidade é menor e já ajuda a diminuir o impacto ambiental. Também tenho experimentado alguns produtos sólidos, como shampoo e condicionador, e marcas que utilizam  embalagens com plástico reciclado ou outros materiais.

Não posso deixar de destacar aqui que a responsabilidade não é apenas de consumidores finais, as indústrias, as maiores responsáveis pela poluição e uso de recursos naturais, precisam encontrar estratégias para diminuir os danos que causam e a responsabilidade não deve recair apenas sobre nós.

Sei que há outras cidades do Brasil com projetos similares, em que a proibição de uso de sacolas já está mais avançada, assim como os demais países seguem com projetos em andamento em diferentes estágios de implementação. 

Mas quero saber de você: como acondiciona suas compras? Utiliza sacolas de que tipo? 

Como anda a produção de lixo aí na sua casa? Já parou para observar o tanto de coisas descartadas? 

Que outras estratégias podem compartilhar conosco para uma vida com menos descarte de lixo?


Comentários

  1. Acho que é uma tendência aos novos tempos. Eu acho interessante, mas quando estamos na rua e decidimos comprar algo de última hora, as vezes é ruim. Mas entendo que é bom para o meio ambiente diminuir o consumo de plastico.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Adorei a iniciativa e espero que se espalhe pelo país!
    Mas confesso que ainda uso bastante as sacolas de plástico porque as utilizo nas lixeirinhas aqui em casa, em vez de comprar sacos pra isso no supermercado, uso as que ganho deles pra trazer as compras.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Menina, aqui onde moro já tentaram tirar as sacolas plasticas dos mercados, mas não deu certo, elas continuam imperando. Nesta época eu tentei usar as retornáveis e percebi que praticamente só eu usava. Ainda tenho minhas retornáveis e uso sempre que me lembro.Tentaram fazer sacolas plásticas que não levam tanto tempo para degradarem mas desistiram também. Difícil! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu medo é que isso aconteça aqui também, acredita? A lei foi sancionada, mas as empresas têm 6 meses para se adaptar e só daqui a alguns meses a lei vigora.
      Eu espero muito que a lei seja efetivada na prática, que tenha fiscalização e que todo mundo consiga se adaptar bem!

      Excluir
  4. Aqui em Portugal, os sacos plásticos passaram a ser pago, para evitar o desperdício e o consumo desenfreado no mesmo, no inicio pensei que ia ser mais complicado, mas nós, os seres humanos temos a facilidade de nos adaptar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Bem interessante seu post. Realmente é algo a se pensar, especialmente porque TUDO que consumimos vem em plástico, o que não faz bem ao meio-ambiente e nem mesmo à nossa saúde.
     Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  6. They are discontinuing use of plastic bags here in Canada

    ResponderExcluir
  7. Aqui na minha cidade, já tentaram tirar as sacolas dos supermercados, mas não deu certo. O povo se revoltou de um jeito que as sacolas de plásticos voltaram. Mas onde a venda é por atacado, as sacolas são pagas e grandes. Eu ainda tenho algumas eco bags de tecido, do tempo que não podia usar as sacolas plásticas, mas não vejo ninguém usando. Quando a compra é pequena até dispenso as sacolas e coloco dentro da bolsa. Tudo nessa vida é adaptação. Acho que faltou um ensinamento e campanhas para que as pessoas aqui aprendesse sobre o quanto o plástico é ruim para o planeta.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  8. Oie! Aqui em SP para ter acessso, tem que pagar. Puf. Deu um belo resultado.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi! Aqui em São Paulo faz tempo que para usar a sacola nas compras tem que pagar, mas alinda são bastante utilizadas. Eu mesmo ainda não me adaptei as retornáveis, mas preciso me reeducar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela suas pequenas iniciativas. Precisamos de mais pessoas que pensei em todo o lixo que produzimos. Desde pequena eu separo o lixo e aprendi reciclagem. Acho que um pouco por minha mãe ser professora.
    Raramente pego sacola no mercado. Estou sempre com as de pano, e quando vamos no atacado, colocamos em caixas. E as caixas usamos depois para descartar o lixo reciclado junto.

    Mais pessoas deveriam pensar no meio ambiente e no descarte. Infelizmente, a gente não enxerga muita coisa ruim que acontece... como as ilhas de roupas e lixo que existem no mundo, por causa do consumo desenfreado.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Aqui em São Paulo tem essa lei principalmente para atacadistas há anos e em boa parte dos mercados, porém em outros lugares não. Um comportamento que evito por causa de embalagens desnecessárias (+ taxa de motoboy) são as comidas para viagem e iFood, que eu prefiro comer no estabelecimento.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Saudações de Belo Horizonte! Aqui a lei chegou a ser implantada, mas acabou caindo, pois a população não conseguiu se adaptar à realidade das sacolas retornáveis. Eu acabo produzindo muito lixo, pois uso as sacolas oferecidas pelos supermercados e outras lojas. Sempre que posso, porém, dispenso as sacolas, uma vez que, quando em farmácias e afinas, coloco os produtos dentro da mochila. Já tive comportamentos mais conscientes, confesso. Penso em voltar a praticá-los. Infelizmente, eu produzo muito lixo. Não apenas eu, mas também os gatos que tenho em casa. Nós produzimos um bocado de lixo que é recolhido pelo caminhão de lixo...
    Sobre as estratégias, eu penso que tentar diminuir as compras, tentar ter uma vida mais minimalista, pode ser um exercício poderoso para entendermos o impacto ambiental de nossa estadia na Terra...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Eu trabalhei em mercado por 6 anos e lá tentaram por essa norma (começaram até a cobrar 0,10 por sacola) mas acredito que o brasileiro não esteja se importando tanto assim com o planeta, pois fizeram tanto, que teviveram que voltar a trás e o consumo triplicou. É triste, espero que agora seja para valer, e que as pessoas ponham a mão na consciência, não custa nada ter essas ecológicas, ajudar o meio ambiente!

    ResponderExcluir
  14. Oi, aqui ainda tem bastante sacola plástica distribuída no mercado e geralmente usamos para acondicionar o lixo. É muito raro a gente lembrar de levar a sacola retornável quando vamos às compras. Acho que é muito o hábito mesmo. Fazemos coleta seletiva também, mas ainda acho que é pouco para o que o mundo precisa.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. aqui pode ser de papel ou nao depende mas eles querem mesmo pore tudo a papel mas bom eles é que sabem bjs coragem e saude

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Aqui no RJ, pelo menos no mercado, precisa pagar. Muitos mercados vendem aquelas bolsas maiores e não gostam de vender as sacolas quando a pessoa tá usando. Aqui em casa a gente usa na cozinha e no banheiro. Mas quando a coleta demora é nítido e MUITO o problema.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  17. Moro no Rio de Janeiro e vejo muitas sacolas no lixo, quando vou no mercado levo uma bolsa, seria legal se fosse lei pra não fábricar mais sacolas plásticas, bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio" . E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas. Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora. A autora Elisama Santos, em foto de divulgação. Disponível em www.elisamasantos.com.br "Mesmo Rio" é o seu livro de  estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos,  Marília,  Lucas e  Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que  “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” , pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como n