Pular para o conteúdo principal

AMSTERDAM e sua agitação \o/

Nas primeiras horas em que estive passeando pelas ruas centrais Amsterdam tive uma quase-certeza: seria atropelada por uma bicicleta. Ainda bem que não fui!!!! 🚲🚲🚲 As ruas são lotadas de ciclistas vagando por todos os lados, dezenas de bicicletas estacionadas pelas pontes e o piso em um único nível em alguns trechos me deixava perdida, sem saber se era via de pedestres, bicicletas, carros ou até de bondes. A verdade é que Amsterdam é conhecida pelo elevado número de bicicletas e esse é um passeio tradicional para explorar a cidade, algo que eu não fiz devido à minha baixa habilidade no veículo e ao fluxo intenso. (Fun fact: por lá é comum sentar-se ereto na bike, diferente da posição inclinada mais comum por aqui.)

Fiquei hospedada no Red Light District, região famosa pelas vitrines de prostituição. As ruas ficam bem movimentadas em todos os horários, há muita agitação, mas as vitrines me pareceram algo "para turista". Em frente, pessoas curiosas que querem apenas ver como é, muitos grupos de adolescentes rindo do ambiente e bem poucos "comemorando" a saída dos que efetivamente entraram na cabine. Por falar nisso, se tem algo que notei em Amsterdam é que a cidade é super agradável, os residentes super receptivos (precisei pedir favor a uma pessoa na fila de uma loja e ela foi super simpática, assim como as demais pessoas com quem tive contato), mas alguns turistas são bem desagradáveis: homens jovens europeus que vão para a cidade com foco na ideia de liberação de prostituição e drogas e andam pelas ruas achando que podem interagir de maneira desrespeitosa com quem encontram pelo caminho. Ao meu ver, esse tipo de turista estraga um pouco a experiência na cidade e já li algo sobre opiniões parecidas.

Os bairros centrais têm paisagens muito bonitas e como a área central não é muito grande, é possível caminhar até muitos dos lugares mais atrativos. Considerei Amsterdam uma cidade cara considerando alimentação e tickets de museus e atrações (por ter saído de várias cidades com museus muito interessantes e gratuitos, filtrei os passeios e deixei alguns de lado). Por lá comecei a fazer os Free Walking Tours, um modo super atraente e econômico de conhecer os principais pontos das cidades e conversar com gente interessante pelo caminho. Recomendo sempre que possível, logo no primeiro dia disponível, para aprender a se localizar melhor e descobrir os pontos de interesse para retorno futuro. 

Em Amsterdam não se pode deixar de mencionar a Anne Frank House, ponto de memória do holocausto judeu. Para acesso, peguei uma fila bem grande, então recomendo pesquisar meios mais tranquilos de entrada. Como o local é pequeno, o acesso é bastante controlado, o que é responsável pelo tamanho da fila e também faz com que a visita não possa ser explorada em detalhes nem fotografada. Ainda assim, recomendo a visita, pois é um local icônico devido à sua história e com muitas informações adicionais. Assim como o Rijksmuseum, museu nacional e onde fica o famoso letreiro "I Amsterdam", tão copiado em todas as partes do mundo. A praça é muito bonita, a caminhada até lá foi bem agradável, mas saiba que a famosa foto vai exigir paciência e aceitação de uma série de pessoas como coadjuvantes.


Como disse anteriormente, o Natal foi em Paris e quando falava para as pessoas que iria passar o Réveillon em Amsterdam sempre me diziam que eu iria amar, que era uma cidade super animada e perfeita para a ocasião, diferente de outras cidades que não possuem qualquer atividade especial na data. Pois esqueceram que eu sou brasileira, já passei a virada em Copacabana e moro em uma uma cidade que, atualmente, tem uns 5 dias de festa de Ano Novo e uns 15 minutos de espetáculo de fogos de artifício. Pois no dia D me arrumei, não lembro bem como descobri o local de comemoração, mas segui o fluxo da multidão e lá, descobri que o acesso não era pago, apenas controlado. Era um píer, com um letreiro com nome da cidade, som de DJ ao longo da noite, lotado, porém com pessoas que pouco dançavam. Passei parte da noite me balançando para espantar o frio e outra parte encolhida perto de uma estrutura para me proteger do frio. Próximo da meia-noite, DJ fez a contagem regressiva, fogos estouraram no ar e... uns 10 minutos depois o local já estava vazio, com todo mundo saindo ordenadamente a partir das 00:01😲😲

Para além da festa, as feirinhas foram muito interessantes para conhecer a cultura local, itens, objetos e comidas tradicionais. O clima geral da cidade é bastante agradável, ideal para apreciar as paisagens da natureza e, especialmente, dos canais. 

Comentários

  1. Nunca fui a Amsterdam, mas parece ser uma cidade maravilhosa. Minha amiga foi e amou!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Sobre Amsterdan eu tenho mais curiosidade em saber como funciona o trânsito e a vida na cidade com tantas bicicletas do que visitar o local em si, em que só tenho vontade de ir no Museu do Van Gogh.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Obrigada pela visita no meu blog, gostei muito, Amsterdan é uma linda cidade, é gratificante viajar, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Meu irmão já visitou a casa da Anne e falou que não podia fotografar. A cidade deve ser linda. Quero conhecer em breve.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer um pouquinho de Amsterdam através do seu post. Espero fazer isso pessoalmente um dia. Quem sabe...

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi! Parece ser uma cidade linda e o post está bem explicativo sobre o que há de bom e o que devemos ficar atentos. Eu também não faria passeio de bicicleta, nunca consegui aprender a pedalar.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Adoraria conhecer Amsterdã. Tenho curiosidade de andar de bicicleta por lá.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Menina, eu fui em Amsterdã e adorei! Lembro das bicicletas, inclusive eles não toleram que pessoas fiquem andando no caminho pra bicicletas, chegam a ser mal educados. Nos canais da cidade falaram que eles tiram muitas bicicletas que caem dentro da água. Não fui na casa de Anne Frank, mas lembro de uma feira que tinha mudas de tulipas pra vender, adoro tulipas, mas sabia que onde moro aquelas mudas não iriam prosperar, aqui é muito quente para elas. Adorei seu post! Beijos! :)

    ResponderExcluir
  9. Que fotos lindas!!
    Fico triste de saber que o que "estraga" o lugar, infelizmente são os turistas completamente sem noção. Mas gente que não sabe respeitar os outros existem em todo o lugar, aí a prova. O bom é que no geral, foi um passei bem agradável pra ti.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Sim, nesses países também me faz confusão como tantas e tantas pessoas se deslocam de bicicleta. Mas é, sem dúvida, um hábito bom!

    Amesterdão é conhecido por "certo tipo de liberdades" e acredito que seja muito chato levar com esse tipo de turistas que apenas vão lá para o efeito.

    Curioso como logo após a contagem decrescente para o começo do ano seguinte, toda a gente se foi embora. Nada a haver com aqui 😅

    Cumprimentos 😊

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um lugar fabuloso de se visitar. Mas a cultura é bem diferente da nossa né? Estou para ver um povo mais animado que os brasileiros.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha esse lugar fiquei aqui encantada, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Essa viagem me pareceu fabulosa! Que relato gostoso de ler. Eu me senti um turista curtindo a cidade. E me imaginei no píer, tiritando de frio, enquanto aguardava a hora da virada... Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio" . E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas. Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora. A autora Elisama Santos, em foto de divulgação. Disponível em www.elisamasantos.com.br "Mesmo Rio" é o seu livro de  estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos,  Marília,  Lucas e  Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que  “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” , pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como n