Pular para o conteúdo principal

"Anne" with an E de Green Gables - resenha de livro e série


Esse post pode ser considerado alguns anos atrasados, mas a história de Anne me impactou a ponto de eu ainda considerar ser relevante tratar dela. 

Em 2017 (o tempo está voando, nem parece que já se passaram 6 anos😲), a Netflix lançou a série "Anne with an E" que foi um sucesso de críticas desde o início e comecei a assisti-la algum tempo depois, acho que quando já havia sido lançada a segunda temporada. 

A série canadense conquistou um público empolgado com a emocionante história de Anne. No entanto, o que era de desconhecimento de alguns, é que a série era baseada em livros, e a história, publicada inicialmente em 1908, já era muito famosa por lá, mas ainda pouco conhecida no Brasil. Uma sequência de 6 livros, acompanhados de mais tantos outros escritos pela própria autora e depois por outro autor, acompanhando a vida de outros personagens presentes na história original.

Falando brevemente da história, temos como personagem principal Anne Shirley, uma garotinha órfã que vai parar na casa dos irmãos Marilla Cuthbert e Matthew Cuthbert, que inicialmente buscavam um menino para ajudá-los a cuidar da fazenda de Green Gables, na cidade de Avonlea. Ao conhecerem a menininha magra, ruiva e com sardas, ela acaba por conquistar os corações de ambos e fica na casa.


Série: "Anne with an E"
Exibição: Netflix
Temporadas: Três, 2017 a 2020
Elenco: Amybeth McNulty, Geraldine James, R. H. Thomson, Lucas Jade Zumann, Dalila Bela
Status: Concluída 
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Iniciei pela série, que contou com um total de 3 temporadas e cujo cancelamento foi alvo de diversas campanhas para salvamento, infelizmente, sem sucesso. Com o sucesso da série para televisão, as vendas dos livros dispararam e era possível comprar toda a coleção por um preço bem atrativo, o que me fez quase comprar o box. Ainda bem, decidi ler o primeiro volume disponível no Kindle Unlimited e, para minha surpresa (e decepção 😔) não gostei tanto.



Livro: "Anne of Green Gables", de Lucy Maud Montgomery 
Edição: Amazon Classics (2017) - 161 páginas
Publicação Original: 1908
Nota: ⭐⭐⭐

Na minha opinião, a principal diferença é que os livros são realmente voltados para crianças, enquanto a série consegue atingir um público mais velho. Além disso, o olhar contemporâneo da série conseguiu atingir outras questões que não estão inclusas no livro, tais como o SEXISMO, que se destaca pela luta de Anne e suas amigas pelo direito ao estudo das meninas, exercício de profissões e liberdade para realizar quaisquer atividades que queiram e, de maneira bem mais breve, o RACISMO, com a chegada do personagem Sebastian, que se torna vizinho e amigo de Anne e sua família e uma discussão muito sensível da questão INDÍGENA no Canadá, cujo domínio da igreja católica foi responsável pela catequização forçada, aculturação e até mesmo morte de diversas meninas indígenas, como representado pela personagem Ka’kwet, que se torna amiga de Anne.

E você, já assistiu à série? Leu o/os livro/s? Me conta o que achou da história.

Comentários

  1. Puxa, não imaginei que você se decepcionasse com o livro. Talvez eu nem o leia. A série, eu assisti ao primeiro episódio e chorei litros com ele. Por isso, acho que não tive estrutura para continuar assistindo. Quem sabe eu retorno agora para assisti essa série tão graciosa? Lembro-me que fiquei tocado com a questão da Anne e de sua forma apaixonada de ver o mundo, ao mesmo tempo que a questão da adoção, que é sensível para mim, me tocou profundamente.
    Então, vou tentar retomar a série.
    Abraços,
    Samuel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois realmente recomendo que termine de assistir à série, viu. É maravilhosa! Também me encantei desde o primeiro episódio e ela só melhora com os passar dos episódios, não é como a maioria que tem uma temporada boa e depois vai ladeira abaixo...
      Quanto ao livro, apenas acho que a série é muito superior em questões mais profundas, apesar de ter parado no primeiro livro.

      Excluir
  2. Oi!
    Eu gosto muito da série e fiquei com vontade de ler os livros, mas ando enrolando para começar, pois não é todo clássico que funciona comigo, que pena que foi uma decepção.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, olá!

    Nunca assisti "Anne with an E" mas agora sinto-me mesmo tentado a assistir! Tantas boas críticas, merece uma oportunidade!... 🤗

    ResponderExcluir
  4. Amei esta série, vi todas as temporadas! Dos livros só li o primeiro e gostei também, há sempre diferenças este livros e filmes ou séries. Não sei porque mas enquanto via a série me lembrei de outro livro que também gostei:Polyanna.
    Beijos! Ane :)
    A Lua e Eu

    ResponderExcluir
  5. Não assisti a série e nem li o livro, mas vejo as pessoas falando super bem. Gostei da postagem!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar do livro, ainda não assisti a série, agora fiquei muito curiosa, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro do sucesso dessa série. O livro é sempre diferente das séries e filmes. É uma pena que você se decepcionou com o livro.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar da série, mas nunca assisti e nem li a obra.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu vi a primeira temporada da série e achei muito boa, mas a obra escrita ainda não conferi. Que pena que o livro não atingiu suas expectativas. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Essa é uma personagem que tenho vontade de ver e ler!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 21 de agosto à 14 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Oi estou feliz em conhecer esse blog! Ja assisti a serie e é maravilhosa eu ate tinha feito um resumo da serie no meu blog. Mas o livro eu nunca li eu sempre falava que queria ler mas acabou que eu fiquei com preguiça, tenho medo de que o livro me decepcione tambem. enfim foi um prazer te conhecer amei seu blog!

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu ouvi muito falar da série e depois dos livros quando estavam em alta, mas eu tenho um probleminha sério com o que está em alta. XD Preciso mudar isso. Acho que da mesma maneira que você, eu me interessaria mais pela série por conta da forma com que os temas são tratados.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Confesso que já tinha ouvido falar da série mas ainda não a vi!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  14. A serie é sempre atual e o tema deveria ser sempre abordado.
    Eu amei tanto essa série que dava para ter continuado por mais diversas temporadas, muito assunto para ser discutido ainda.
    Vale a pena ver sempre independente do ano do lançamento.
    Eu amei saber que você tb gostou.
    Beijos.



    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio" . E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas. Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora. A autora Elisama Santos, em foto de divulgação. Disponível em www.elisamasantos.com.br "Mesmo Rio" é o seu livro de  estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos,  Marília,  Lucas e  Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que  “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” , pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como n