Pular para o conteúdo principal

Casa X Apartamento

Vim explicar o motivo do meu sumiço: me mudei! Não sei se você é do tipo que se muda muito ou que tem passado a vida inteira no mesmo lugar, mas eu preciso confessar que estou achando a mudança muito difícil, é muita coisa para organizar e achei uma loucura da qual não vou me recuperar tão cedo hahahahah 🤣🤣 (ok, é real, estou traumatizada). 

Eu cresci e passei a maior parte da minha vida em uma mesma casa e passei por mudanças anteriores temporárias, em que apenas levei roupas e itens pessoais selecionados. Quando fui para a minha própria casa, tive que comprar muita coisa nova, todos os eletrodomésticos e móveis, e também levei apenas itens pessoais e aos poucos, tive tempo para me organizar. Agora a mudança foi grande: vários móveis, eletrodomésticos e muuuitos (mas muitos mesmo) itens pessoais, o que tem me feito refletir se estou perto de ser considerada uma acumuladora.

Mas vamos lá, o principal des lise texto é refletir sobre as diferenças entre a morada em CASA e em APARTAMENTO. Cresci em uma casa, morei temporariamente em casas também, mas depois me mudei para um apartamento e agora voltei a morar em casa.

Apartamentos costumam ser menores, o que desagrada muitas pessoas, mas existem apartamentos de dimensões bem interessantes (normalmente apartamentos mais antigos ou apartamentos de alto padrão $$$$). As dimensões menores, no entanto, também agradam a muitas pessoas que não têm necessidade ou não têm interesse em dimensões maiores.

Também é fato que as principais construções novas são apartamentos, principalmente em grandes cidades, o que gera uma onda enorme de moradas em apartamentos por serem as únicas opções. Uma das maiores vantagens que vi em apartamento era a manutenção: não tinha preocupação com manutenção externa, a hidráulica e elétrica já estavam bem instaladas e apenas precisava me preocupar com manutenções menores. Por estar em condomínio, havia também as vantagens de área externa de lazer, academia, segurança e portaria para receber encomendas, apesar de ser necessário considerar também o custo elevado dessas comodidades ainda que nem sempre sejam utilizadas com frequência.

Já as casas, normalmente oferecem mais espaço, interno e externo, e é no externo que geralmente há uma necessidade maior de manutenção. Também moro em uma casa em condomínio, mas essas opções são menos comuns e os condomínios menores, então as comodidades também não são tantas. Há mais coisas para se preocupar, telhados, estrutura, garagem...

E você, é team casa ou team apartamento? Como mora e como gostaria de morar?

Comentários

  1. Eu era team apartamento sem ter morado em um e porque quase todos os meus amigos moravam em apartamento.
    Só que hoje em dia adulta, sou team casa, acho mais confortável, não gosto de taxa de condomínio, não poder fazer muito barulho (minha casa de antes era em cima da minha tia e ela reclamava que era horrível o som das patas da minha cachorra andando na casa vê se pode.).. Enfim.
    E nossa não gosto de mudança é bem cansativo, já fiz mudança umas duas vezes e tenho preguiça.. É bem cansativo.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante a adolescência achava que morar em apartamento seria mais interessante, sabia? Tinha vontade de sair de me mudar para um acho que pela ideia de modernidade, mas na vida adulta logo percebi que preferiria uma casa.

      Excluir
  2. Eu moro em casa, mas tenho vontade de morar em apartamento, o apartamento é mais aconchegante.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre morei em casa, mas imagino que se fosse morar sozinha iria optar por apartamento por me dar uma sensação melhor de segurança.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Afro
    Eu moro em casa, gosto muito, realmente mudança dá muito trabalho, é uma boa oportunidade para se desfazer das coisas que não precisamos mais, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. O comentário acima é meu, Lucinalva, estou usando o computador do meu filho.

    ResponderExcluir
  6. Muitos parabéns pela mudança! Espero que tudo corra pelo melhor!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  7. Olá! Bem-vinda de volta! Imagino que a sua mudança tenha sido mesmo muito cansativa. Só de imaginar-me mudando para outra residência, sinto um desânimo enorme. Eu moro em apartamento e sinceramente prefiro assim. Já pensei várias vezes em morar em casa, mas os cuidados e manutenções que precisam ser feitos me desanimam também. Acho os bairros familiares, com casas e crianças brincando na rua o maior charme, porém. Isso não se vê em apartamentos e condomínios. Apesar dessa admiração, eu sou do apartamento mesmo. Acho que a possibilidade de se viver em um espaço mais restrito nos leva a ser minimalistas (apesar de que, no meu caso, seja o total contrário, sou de fato um acumulador... :-( ).
    Um abraço!
    Samuel

    ResponderExcluir
  8. Percebi que respondi parcialmente à última pergunta. Eu gostaria de morar em um apartamento no centro da cidade. Acho que me daria uma mobilidade enorme e a possiblidade de aproveitar mais o calendário cultural da capital onde eu moro, que é Belo Horizonte, MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, você tocou num ponto importantíssimo: a localização. Nunca morei em um bairro central e realmente às vezes é bem cansativo. Acho que já me acostumei um pouco, mas fico imaginando como seria diferente a minha experiência.

      Excluir
  9. Eu sempre morei em apartamento e me sinto mais segura do que morar em casa.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que sou team apartamento. Gosto de casa, mas para meus pais e eu, se fosse morar sozinha escolheria um apartamento pequenos com suas facilidades. O condomínio é que me desanima $$$. Mesmo se você tiver grana pra comprar o apartamento, as taxas são tão altas que é como se você continuasse pagando aluguel.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Helaina. Pagar condomínio é bem desanimador. A grande vantagem é a segurança e, apesar de termos algumas comodidades, uma boa parte das pessoas não as utiliza sempre.

      Excluir
  11. Oi!
    Tive uma mudança recente e notei como ando bem menos acumuladora do que já fui, sempre morei em casas, mas hoje em dia ando com vontade de morar em um apartamento por conta dessas vantagens de manutenção e de portaria.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi! Eu sempre morei em casa e admito que apesar de achar apartamentos mais seguros, o espaço limitado me deixa meio incomodada. A apartamentos maiores são muito caros hoje em dia. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Me especializei ao longo dos anos em ambientes pequenos seja lá o que
    for casa ou apartamento; acredito que tudo é uma questão de metas
    sobre a maneira de como se pretende viver.
    Adorei conhecer seu blog.
    janicce.

    ResponderExcluir
  14. Sou team casa. Nunca morei em apartamento, mas por ter facilidade de adaptação, acredito que me adaptaria bem.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 21 de agosto à 14 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  15. Bah! Mudança é estressante ANTES,DURANTE e DEPOIS até ter tudo recolocado novamente! Mas vale a pena! Boa sorte na nova morada!

    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio" . E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas. Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora. A autora Elisama Santos, em foto de divulgação. Disponível em www.elisamasantos.com.br "Mesmo Rio" é o seu livro de  estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos,  Marília,  Lucas e  Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que  “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” , pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como n