Pular para o conteúdo principal

Enfim, doutora!

Desde o ano de 2009, quando ingressei na Universidade Federal da Bahia, comecei a me familiarizar com o ambiente acadêmico e decidi que aquilo faria parte da minha vida a partir de então, ali estaria o meu futuro. Como planejado, conclui a graduação e logo em seguida já comecei o mestrado, mesmo em meio a greve e incertezas, passei por um turbulento processo seletivo, com a certeza de que aquele seria o melhor caminho.

O mestrado começou, a rotina acadêmica se juntou com o trabalho e as dificuldades aumentaram: conciliar ambas as rotinas, trabalho cada vez mais intenso, com oportunidades financeiras, mas pouco tempo livre, a empolgação com o ambiente já não era a mesma, as cobranças aumentaram, a expectativa pelo futuro cada vez mais presente. Ainda assim, apesar de um pequeno atraso, conclui o mestrado com a animação de quem tinha uma viagem marcada e utilizou aquilo como propulsor para concluir a dissertação dentro do prazo. Já havia indícios de que as coisas não iam tão bem, né?

Um semestre de "descanso acadêmico" depois, já com bastante desânimo, mas a certeza da necessidade daquilo para alcançar objetivos maiores, voltei à Universidade como aluna especial com a ideia de que não podia me afastar tanto ou o afastamento poderia ser definitivo.

Final de ano, mais um processo seletivo, e, assim, ingressei no doutorado. Não foi diferente do que eu esperava: rotina de trabalho ainda mais intensa, ambiente acadêmico ainda mais estressante e desanimador, apenas a ideia de que aquela era uma etapa que precisaria ser cumprida para os meus objetivos.

Não me arrependo do doutorado, tive momentos bons, li e escrevi sobre temas que realmente me empolgaram, mas essa foi a menor parte do meu processo e isso o tornou ainda mais desafiador.

Apesar do grande desafio que se impôs, concluo essa etapa feliz, orgulhosa de mim e ciente de que foi preciso muito para que esse momento chegasse, mas com a certeza de que tive o cuidado para que algum limite fosse imposto.

A defesa foi ótima (bem melhor do que esperava rsrsrsrs), tive a confirmação de que fiz um bom trabalho, apesar de tudo, mas a sensação mais marcante que fica é o alívio, por, enfim, ter concluído. 

Comentários

  1. Que bom, doutora !um término merecido para quem se dedicou e venceu o desafio.
    Um blog gostoso de ler , obrigada por me trazer aqui.
    Esteja a vontade para um cafezinho e volte sempre. Deixo um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa bem boa! Parabéns pelo empenho e desempenho e enfim DOUTORA!!!
    Sucesso!
    beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha parabéns desejo muito sucesso pra você nessa sua carreira de doutora bjs.

    ResponderExcluir
  4. O meio acadêmico é bem difícil e cansativo, mas fico feliz que conseguiu concluir o doutorado. Tenho muita vontade de fazer mestrado e doutorado, mas hoje em dia é inviável pra mim.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!! \o/

    Eu queria ter seguido por esse caminho, mas como minha escolha de curso não foi pelos melhores motivos, assim que me tornei Bacharel me afastei da faculdade. Agora não tenho mais ânimo para encarar essas coisas. O meio acadêmico realmente suga a gente e sem um objetivo concreto, não quero abraçar a empreitada.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi! Parabéns por se manter firme na busca de seus objetivos e pelo resultado alcançado. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela grande vitória. Ser doutora neste país que pouco privilegia a formação acadêmica é de fato um grande desafio. E você venceu. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz! Desejo grande sucesso na sua carreira.
    big beijos

    ResponderExcluir
  9. Que bom esse alívio né?! Você arrasou!!
    Meus parabéns e te desejo muito sucesso na sua área.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  10. Muito bem. Meus parabéns e feliz vida daqui para a frente!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Meus parabéns!
    Não emendei graduação com mestrado, mas o mestrado é algo que eu acredito que devo fazer em algum momento da minha vida.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela conclusão desta nova etapa. Com certeza é um marco que precisa ser comemorado.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Doutora! Que coisa boa e que alívio, em?
    Nunca quis fazer nem mestrado nem doutorado,
    fiz uma especialização e já foi bem estressante.
    Um abraço!
    A Lua e Eu

    ResponderExcluir
  14. Parabens are so bad! Wonderful and Lovely Post dear!
    Rampdiary | Fineartandyou | Theartdiary 

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma bela ediç

"Mesmo rio", de Elisama Santos - resenha de livro

Sabe aquele livro que nos impacta e dá vontade sair recomendando para todo mundo a sua leitura? Então, assim foi com o livro "Mesmo rio" . E olha que tive essa sensação no primeiro momento de leitura, ainda nas primeiras páginas. Elisama Santos é baiana, psicanalista, escritora, palestrante, podcaster e apresentadora de TV. Um currículo recheado, mas alguém de quem eu apenas tinha "ouvido falar", mas nunca tinha tido a oportunidade de ver, escutar ou ler. Foi justamente por já ter ouvido falar sobre ela que resolvi dar uma chance quando vi o livro e o seu nome como autora. A autora Elisama Santos, em foto de divulgação. Disponível em www.elisamasantos.com.br "Mesmo Rio" é o seu livro de  estreia na ficção e narra a história da família Soares: a mãe, o pai e seus três filhos,  Marília,  Lucas e  Rita, nascidos nessa ordem. Baseado na premissa que  “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” , pois o rio está em constante movimento e mudança, assim como n