Pular para o conteúdo principal

O ano (ou o momento) do cansaço




Como você descreveria o seu ano de 2023? 
O cansaço quase sempre se faz presente e, ainda que não tenha sido o ano inteiro, pelo menos nos momentos finais o cansaço costuma aparecer com muita intensidade, ditando o tom para esse fim.

Estava sumida por esse motivo... Por muitos dias esqueci completamente que existia blog, esqueci ou não havia mais tempo para fazer o que fazia quando não estava atolada em trabalho e em atividades demandando a sua vez na lista de prazos a cumprir.

Quando as atividades se apresentam dessa forma não há solução a não ser mudar todo o ritmo e se adequar à nova realidade que se impõe, além de torcer para que passe logo. Afinal, via de regra, isso passa, é só um momento que, por mais que pareça eterno, acaba!

E assim vai acabando 2023, alguns dias, pouco mais de uma semana para chegar ao fim.
2023 foi o ano em que, finalmente, terminei o meu doutorado, um importante ciclo se fechou para que novos planos possam surgir. 2023 foi o ano de poucas viagens, poucos momentos de lazer, mas um ano de casa nova (literalmente), sendo um passo dado para que eu possa usufruir de momentos futuros. E assim eu quero encerrar o ano: pensando que o cansaço é temporário e que foi importante para que o gozo venha depois.

Como está sendo seu final de ano por aí? Muita reflexão? Muitos planos? Me conta aqui.

Comentários

  1. Nessa época do ano, o cansaço aparece mesmo!
    Desejo pra ti e teus todas as alegrias e bençãos no Natal e um lindo e iluminado 2024! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Tired as well -Christine cmlk79.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O cansaço chega na gente mesmo principalmente neese final de ano, desejo um Feliz Natal pra você bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que seu 2023 foi bom. Que o próximo ano seja ainda melhor! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O tempo vai passando e vai encurtando espaço para muito mais.
    Tudo na vida é tempo e controlá-lo é já uma forma de o poder usufruir melhor.
    Bom Ano 2024.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  6. O cansaço às vezes se impõe e mói. Há que respeitá-lo e fazer-lhe frente também. Parabéns pelo que alcançou.

    Deixo os meus votos de feliz e santo Natal e um bom Novo Ano de novas realizações e, sobretudo com saúde e paz, no Amor de Jesus, Deus-connosco.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Esse final de ano também me deixou bem cansada. Que seu natal seja incrível, de descanso e união junto da família.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei a reflexão e saber como foi o seu ano me fez refletir um pouco mais no meu. Também mudei de casa e foi um ano com poucos passeios, épocas de muita correria e épocas de calmaria e faz parte. Tudo passa e temos que ser gratos pelo que conseguimos viver e construir.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Acho que cansaço resume aqui tb.
    Foi o ano que menos consegui blogar, pratiquei muito autoconhecimento q pude dar sentido a umas coisas que estavam bloqueadas e tals.
    E né encerramento de ciclo é importante pra gente seguir, ficar preso só repete coisas.
    Te desejo muito sucesso e boas novas nessa sua nova jornada.

    desejo um feliz natal e um próspero ano novo :D
    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Afro
    Parabéns pelo doutorado e pela casa nova, passei bem 2023, graças a Deus. Feliz Natal e um 2024 repleto das bênçãos do Senhor, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi! Meu final de ano está bem diferente do que esperei e acho essa época, entre outubro e dezembro, exaustiva demais. Um Feliz Natal!
    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Olá olá!

    É verdade... a vida de vez em quando vai-nos passando a perna e temos que alterar certas coisas que não queríamos de todo que fossem alteradas. Mas todos nós compreendemos, espero que daqui para a frente consiga ter mais tempo para as coisas que gosta e ser feliz 🤗

    Beijinhos, um feliz Natal juntos dos seus 🎄

    ResponderExcluir
  13. Estou bem cansada e esgotada. Infelizmente perdi minha mãe esse ano e aos poucos estou me recuperando desse luto.
    Big Beijos e boas festas
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito por isso. Desejo que o ano de 2024 seja de muita luz e superação para você.

      Excluir
  14. Nossa, nem fala de cansaço. Acho que todo fim de ano o ritmo é esse mesmo. Parabéns pelas duas conquistas. Eu ainda estou me organizando para começar os planos para 2024. Um excelente ano para nós!

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, escrevi um post justamente sobre isso. Ando tão cansada que preciso recalcular a rota. 2023 foi um ano pesado pra mim. Espero que 2024 seja melhor para todos nós!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  16. Realmente o cansaço me pegou. Um desânimo descomunal. Espero que passe logo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Por aqui foi cansaço mental puro. Para o blog foi bem ruim.
    Mas foi bom para eu rever umas coisas boas.
    Espero que 2024 seja melhor pra vc e que transborde de ânimo e criatividade.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  18. que tenhas um bom ano :)

    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Um bom começo de ano para ti e para os teus.
    janicce.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cânions do Xingó - dica de viagem

Estava com saudades de falar de viagens por aqui e, aproveitando a saudade que estou das férias, vamos lembrar de coisas boas 😆😆 A minha segunda visita às belíssimas paisagens oferecidas pelo Velho Chico , nosso rico Rio São Francisco , já apelidado de rio-mar devido à sua extensão. Os Cânions do Xingó situam-se mais precisamente no estado de Alagoas , no entanto, o seu principal acesso se dá no estado de Sergipe , mais especificamente na cidade de Canindé de São Francisco , uma cidade quente às margens do rio e que possui uma modesta, mas existente, estrutura turística, permitindo a opção de hospedagem na cidade e realização de passeios e atividades para além da visita aos Cânions. Assim como muitas pessoas, fiz a viagem a partir da cidade de Aracaju , capital de Sergipe, cidade que merece um post à parte, para tratar dos seus vários atrativos, mesmo sendo uma capital que atrai poucos turistas. O passeio para os Cânions do Xingó é feito de catamarã: uma hora de navegação de ida, u...

TBR 2024 - meu planejamento de leituras

Estou de volta e quero trazer para vocês o que ando pensando para as leituras desse novo ano, os livros que quero riscar da lista de desejos e passar para a lista de lidos. Normalmente não sou de planejar o leituras a curto prazo, mas tenho aqueles livros que estão encalhados (coitados 😔) na estante e que não vejo a hora de lê-los. Então, aqui vai a lista de leituras próximas (espero!): - Um defeito de cor  (já em andamento 😊😊) : um clássico que há muito tempo quero ler, mas com as demandas do doutorado, fui postergando... Apesar disso, me prometi que após o doutorado iria, finalmente, lê-lo e, assim, ele se tornou a primeira leitura do ano de 2024. Finalizei o primeiro capítulo e estou adorando. Em breve volto aqui para falar dele. - Pachinko : não lembro bem quando ouvi falar dele, mas se tornou um desejo de leitura de imediato. Além das excelentes recomendações, a leitura de obras asiáticas não faz parte do meu repertório e quero muito ter essa experiência. Comprei uma ...

BERLIM e sua história...

A parada seguinte do mochilão pela Europa foi em Berlim. Se você é uma pessoa acostumada apenas ao calor, como eu, sugiro repensar ir em época de frio muito intenso. Apesar de ter gostado muito da cidade e ter tentado aproveitar ao máximo a minha estadia, se não fosse pelo frio, acredito que teria aproveitado mais. Breve nota sobre o clima 🥶: ainda que tenha usado roupas apropriadas ( poderiam até ser melhores , mas foram suficientes), há coisas como a respiração em caminhadas com o vento gelado batendo que não tem muito como solucionar. Tirar as luvas momentaneamente também era uma tortura. No final das contas, me vi caminhando pelas ruas centrais, parando em cada loja de souvenir possível, apenas para me abrigar do frio. Além disso, no frio é normal que as pessoas não fiquem nas ruas até tarde, (apenas alguns turistas insistentes) então, a cada dia eu prometia que iria voltar pro hotel mais cedo para fugir do frio e das ruas escuras e desertas. E nem mesmo o metrô era um abrigo per...